Dívida protestada? Saiba como regularizar a situação
Entenda o ciclo da dívida, do protesto até a quitação
O protesto de uma dívida acontece quando um credor formaliza a inadimplência de uma pessoa, seja ela física ou jurídica, em Cartório de Protesto, mediante apresentação de documentos que comprovem os débitos em atraso.
O alvo da ação, então, tem seu nome inserido no Cadastro de Inadimplentes de órgãos de proteção de crédito, como o SERASA e SPC, e fica sujeito a uma série de sanções junto as agências bancárias.
Uma pessoa protestada, por exemplo, não consegue solicitar cartão de crédito, empréstimo pessoal, retirar talão de cheques, abrir uma nova conta corrente, entre outras intempéries. Em resumo, a vida financeira fica “bloqueada”.
Após o registro do atraso de débitos, o nome do protestado passa por ciclos até a quitação da dívida. Entenda cada passo e o que fazer para regularizar sua situação.
Nome protestado: E agora?
Caso um credor tenha protestado seu nome, você pode positivar o CPF seguindo os passos abaixo:
- Identifique junto a qual empresa você possui dívida: O primeiro passo é saber quem registrou sua inadimplência e os demais dados sobre os títulos que você está devendo. Os Cartórios de Protestos fornecem essa informação gratuitamente por meio da Certidão de Protesto.
- Negocie com o credor e quite sua dívida: Entre em contato com o autor do protesto e negocie a melhor forma de pagar os débitos pendentes. Não esqueça de solicitar um comprovante de pagamento, que deve ter assinatura reconhecida em Cartório de Notas. Também é possível solicitar uma Carta de Anuência ao credor, documento em que o autor do protesto atesta o pagamento dos valores pendentes e a não oposição ao cancelamento da dívida.
- Vá ao Cartório de Protesto: Compareça ao Cartório onde o título foi protestado na posse da Certidão de Protesto, comprovante de pagamento com firma reconhecida ou Carta de Anuência fornecida pelo credor. Dessa forma, o protesto da dívida será cancelado.
O Cartório de Protesto, após esses 3 passos, fica responsável por comunicar os órgãos de proteção ao crédito do pagamento da dívida. Estes, por sua vez, irão limpar o nome do devedor.