Reunião 21.09 Fórum

Anoreg/RS – Reunião mensal do Fórum de Presidentes da Anoreg/RS debate temas da categoria

Foi realizada nesta terça-feira (21.09), pela Associação dos Notários e Registradores do Estado do Rio Grande do Sul (Anoreg/RS) e o Fórum de Presidentes das entidades notarias e registrais do estado, por meio da plataforma Zoom, a reunião mensal para debater os assuntos de interesse da atividade extrajudicial.

Na abertura do encontro virtual, foi aprovada a ata da última reunião. Em seguida, o assessor institucional da Anoreg/RS, Marcos Pippi, atualizou os participantes sobre o andamento dos projetos relativos à categoria na Assembleia Legislativa do Rio Grande do Sul (AL/RS). Durante o encontro virtual, o deputado e presidente da Frente Parlamentar da Justiça Notarial e Registral do Estado, Elizandro Sabino, falou sobre a sanção do Projeto de Lei 218/2020, pelo governador do estado do RS, Eduardo Leite, em ato presencial a ser realizado nesta quarta-feira (22.09). O PL dispõe sobre o atendimento dos pedidos dos serviços extrajudiciais por meio de centrais e plataformas de serviços eletrônicos no estado do Rio Grande do Sul e dá outras providências.

Pauta da reunião, a ouvidoria da Anoreg/RS recebeu 106 mensagens de janeiro a setembro deste ano, sendo que 102 foram respondidas pelos cartórios e enviadas ao usuário, e quatro mensagens estão pendentes de retorno.

Na oportunidade, também foi apresentado pela CEO da CartórioFlix, Sabrina Regra, a plataforma de assinatura de cursos para treinamentos, que visa a manutenção da gestão do conhecimento dos cartórios, bem como a melhoria contínua da prestação de serviços, voltada a quem trabalha ou deseja trabalhar em cartórios.

Os encontros já realizados pela Comissão LGPD da Anoreg/RS e representantes do Fórum de Presidentes das entidades extrajudiciais gaúchas, sob coordenação do presidente João Pedro Lamana Paiva, também foram abordados na reunião, assim como o Prêmio de Qualidade Total Anoreg/BR (PQTA) 2021. A cerimônia virtual de entrega das premiações na Região Sul está prevista para o dia 08 de novembro de 2021, a partir das 19h.

Ainda foram realizadas as apresentações de propostas da elaboração e assessoria na implantação de um Projeto Social Global, pelo presidente do Colégio Notarial do Brasil – Seção Rio Grande do Sul (CNB/RS), José Flávio Bueno Fischer, e de seguro de vida por morte para notários e registradores, realizada pelos representantes, Ana Claudia Silva, da Coopnore Unicred, e Cristiano Lipinski, da Unicred. Ao final do encontro, foi destacada a atualização da situação dos cartórios alcançados pela Renda Mínima e as ações realizadas no último mês pela Anoreg/RS e o Fórum de Presidentes.

Também participaram da reunião o presidente do Colégio Registral do Rio Grande do Sul, Cláudio Nunes Grecco; o presidente da Associação dos Registradores de Pessoas Naturais do Rio Grande do Sul (Arpen/RS), Sidnei Hofer Birmann;  o presidente do Instituto de Estudos de Protesto do Rio Grande do Sul (IEPRO/RS), Romário Mezzari; a presidente da Cooperativa de Economia e Crédito Mútuo dos Notários e Registradores (Coopnore), Margot Virgínia de Souza; o presidente da Associação dos Registradores e Notários do Alto Uruguai e Missões – ARN, Sérgio Mersserschmidt; a presidente da Fundação Escola Notarial e Registral do Rio Grande do Sul – Fundação Enore/RS, Juliana Follmer; a presidente do Instituto de Registo Imobiliário do Rio Grande do Sul (IRIRGS), Denize Alban; o presidente do Sindicato dos Serviços Notariais do Estado do Rio Grande do Sul, José Carlos Espig; o presidente do Instituto de Registro de Títulos e Documentos e Civil de Pessoas Jurídicas do Rio Grande do Sul – IRTDPJ/RS, Marco Antônio Domingues; o vice-presidente da Anoreg/RS e do CNB/RS, Danilo Kunzler; o assessor do deputado Elizandro Sabino, Rogenio Cavalar; a secretária executiva da Anoreg/RS, Fabiana Teixeira; a gerente administrativa do Sindiregis, Juliana Salerno; e a gestora administrativa do Colégio Registral do RS, Astrid Müller.

Fonte: Assessoria de Comunicação – Anoreg/RS

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *