181122 CartorioGaucho Blog

Conheça o ciclo do nome no protesto até a quitação de uma dívida

Saiba como limpar seu nome diretamente no Cartório de Protestos

O protesto de títulos é o ato utilizado quando uma pessoa física ou jurídica formaliza a situação de inadimplência de um devedor. O documento é redigido pelo Tabelião do Cartório de Protesto ou seus escreventes autorizados.

Desde o ato do protesto, até o encerramento da dívida, o nome do devedor passa por algumas etapas até que seja retirado do cadastro dos órgãos de proteção ao crédito, como o SPC (Serviço de Proteção ao Crédito) e Serasa.

Entenda cada um desses passos e veja como encerrar um protesto de dívida da forma simples e rápida.

Meu nome está protestado. E agora?

Caso um credor realize um protesto em cartório de uma dívida em seu nome, você deve seguir os passos abaixo. É importante destacar que em nenhuma hipótese o Cartório de Protesto fará cobranças por telefone, e-mail ou fax. Fique atento a fraudes!

  • Certidão de Protesto: Solicite a certidão ao Cartório de Protesto onde o título foi protestado. Com essa solicitação é possível adquirir a certidão de protesto positiva.
  • Pagamento do débito: Entre em contato com o credor que registrou o protesto para efetuar o pagamento do título. Lembre-se de solicitar o comprovante ou recibo para comprovar o pagamento. Esse recibo deve ter a assinatura reconhecida em um Cartório de Notas para que tenha validade. É possível também solicitar uma carta de anuência ao credor.
  • Cartório de Protesto: Com a Certidão de Protesto positiva e comprovante/recibo de quitação da dívida em mãos, compareça ao Cartório de Protesto onde o título foi protestado e peça o cancelamento. Apenas com a comprovação de pagamento do débito é possível resgatar o título protestado constando o cancelamento do protesto.

Após essas três etapas, caso o nome do devedor esteja cadastrado nos órgãos de proteção ao crédito, o próprio Cartório de Protesto é responsável por comunicar as entidades para dar baixa da dívida e limpar o nome do devedor.

Procure um cartório de sua região para saber mais!

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *