Por que registrar um título ou documento em Cartório?
O Cartório de Títulos e Documentos é responsável por fazer o registro de Abaixo-Assinados, Escrituras de Alienação Fiduciária, Atas, Promessas de Cessão, Notificações Extrajudiciais, Certidões e uma infinidade de outros documentos, além de registrar atos que não são feitos pelos Cartórios das demais naturezas.
A atribuição legal dos cartórios de Registro de Títulos e Documentos é arquivar, dar publicidade, dar validade inclusive contra terceiros (erga omnes) e perpetuar os negócios realizados entre pessoas físicas e/ou jurídicas.
Apesar de ser facultativo, o registro é um ato muito importante para conferir segurança jurídica e garantir a perpetuação de documentos importantes que correm riscos diários. Algumas das principais vantagens de ter um título registrado são:
- O registro torna incontestável o conteúdo do documento, o que confere maior segurança jurídica;
- Uma vez que um documento é registrado em Cartório de Títulos e Documentos, é possível conseguir, sempre, sua segunda via, uma cópia autêntica com a mesma validade do exemplar original;
- Registrar significa conferir autenticidade ao documento, evitando que ele seja fraudado;
- O reconhecimento de firma só produz os efeitos esperados quando o documento em que está a assinatura possui registro no Cartório, pois o texto não fica perpetuado.
Entre em contato com o Cartório de Títulos e Documentos de sua confiança e tire suas dúvidas sobre o registro de documentações.