Notificação Extrajudicial
A notificação extrajudicial é o ato que garante que a pessoa notificada recebeu o documento que lhe foi enviado. É uma ferramenta que pode ser utilizada por qualquer pessoa que tenha interesse em comunicar uma situação a alguém, em fazer uma cobrança ou tentar solucionar um conflito.
Qualquer pessoa pode solicitar a notificação extrajudicial diretamente no Cartório de Títulos e Documentos. No documento, deve constar o nome e endereço completos da pessoa a ser notificada, os dados do notificado, o título “Notificação Extrajudicial” e a data e assinatura. Lembrando que o conteúdo deve ser claro e não atentar contra a moral.
Após o registro, o Cartório fará a diligência para entregar o documento a quem se destina, que deverá assinar para comprovar o recebimento. Caso a pessoa se negue a receber ou assinar o documento, a ocorrência será registrada. Após a realização da diligência, o Cartório emitirá uma certidão que comprova o resultado da mesma.
Caso a notificação extrajudicial não seja suficiente para resolver o problema, ela pode ser utilizada como prova em processo judicial, já que representa a tentativa de solução de conflitos de maneira amigável e mais célere.
Para mais informações, procure um Cartório de Títulos e Documentos de sua confiança!