200108 Cartorio Gaucho

Apostilamento: Uma solução para autenticar seu diploma no exterior

Para quem precisa validar um diploma brasileiro para uso em certos países estrangeiros, o apostilamento é uma solução oferecida pelos cartórios. Desde 14 de agosto de 2016 o Brasil faz parte da convenção de Haia, fazendo-o parte de uma junta de 112 países que utilizam esse método para facilitarem a aceitação de documentos entre si.

Assim, caso necessite comprovar que seu diploma foi expedido por uma instituição e é reconhecido no Brasil, basta fazer o apostilamento do mesmo em um cartório. Se a universidade oferecer meios de confirmação do documento pela internet, não será necessário reconhecer a assinatura do reitor.

Mas atenção, alguns órgãos exigem o reconhecimento da assinatura do reitor e do secretário. Neste caso, apostila-se a assinatura do escrevente que assinou o reconhecimento de firma. É sugerido que o usuário busque informações no órgão de destino do documento – sobre a forma de sua aceitação.

O apostilamento se torna um método prático e rápido para quem precise atestar a procedência, não apenas de seu diploma em um país estrangeiro, mas de qualquer ato público como:

– Documentos provenientes de uma autoridade ou de um funcionário dependente de qualquer jurisdição do país, originário do Ministério Público, de um escrivão de direito ou de um oficial de diligências;

-Documentos administrativos;
– Atos notariais;
– Declarações oficiais, como menções de registro, vistos para data determinada e reconhecimento de assinatura, inseridos em atos de natureza privada.

Clique no link a seguir para conferir todos os países que fazem parte do acordo de Haia: http://bit.ly/36AXlDZ

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *