Saiba o que é usufruto de imóvel e suas vantagens
A palavra usufruto vem do latim “usus fructus”, que significa “uso dos frutos”. O usufruto é uma doação de um bem em que o beneficiado passa a ter todos os direitos sobre esse imóvel após uma determinada data. Sendo assim, o usufruto é o direito real sobre coisas alheias, conferindo ao usufrutuário (pessoa para quem foi constituído o usufruto) a capacidade de usar as utilidades e os frutos (rendas) do bem, ainda que não seja o proprietário.
São inúmeras as vantagens desse procedimento. Uma delas é fato de não precisar fazer um inventário após a morte da pessoa que transfere os bens. Além da família ficar menos sobrecarregada em um momento de luto, evita-se possíveis problemas legais e jurídicos.
A diferença entre doar com usufruto e doar por testamento, é que no doar por testamento o documento só começa a ser válido a partir da morte da pessoa, ou seja, a doação não pode ser antecipada.
Já o usufruto o beneficiário torna-se dono dos bens quando o doador ainda estiver vivo, ou seja, ele é um nu-proprietário, entretanto é somente com o óbito do doador que o herdeiro passa a ter esses direitos. No entanto, em ambas as modalidades, não são permitidas deixar todos os bens para um herdeiro não direto – o que excluiria filhos, netos, cônjuges, etc.